terça-feira, 12 de novembro de 2013

PROJETO DE APRENDIZAGEM TEMA: ÁGUA





ESCOLA MUNICIPAL RUJANE SEVERIANO DOS SANTOS
PROFESSORA: Edilene Pimentel
SÉRIE: 5º ANO “B”
TURNO: VESPERTINO







PROJETO DE APRENDIZAGEM
TEMA: ÁGUA











BOA VISTA – RR
ABRIL DE 2013



Projeto de Aprendizagem 2013
TEMA: Água
SUBTEMA: Água – preservação: uma questão de cidadania!
PROBLEMA: O que fazer para que a água doce não acabe?
CERTEZAS PROVISÓRIAS:
O que eles sabem sobre a água?
Que não pode sujar água;
Não pode deixar a torneira ligada;
Que água vem do rio;
A água do mar é salgada;
Não pode beber água suja;
Não pode deixar água parada;
Que água é transparente;
Que sem ela a gente não vive;
Que ela serve para lavar, cozinhar e beber;
DÚVIDAS PROVISÓRIAS:
Será que a água não tem cheiro?
Por que a água não tem sabor?
Por que a água não pode ser poluída?
Como é que a água é poluída?
Como os animais aquáticos respiram na água?
Como a água chega nas torneiras de nossas casas?
Por que a água do mar é salgada?
Será que água um dia pode acabar?


OBJETIVO GERAL:
Perceber a importância da preservação da água para nossas vidas e nossos futuros dependente, tomar atitudes de cidadania a fim de minimizar as conseqüências maléficas da poluição da água.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Levar ao conhecimento da criança de que o homem é capaz de encontrar soluções para a falta e a despoluição da água na terra;
Sensibilizar a criança de que ela é participante ativa da existência de água limpa no planeta terra;
Fazer com que a criança perceba que a água limpa está se tornando escassa;
Perceber o valor da água em nosso dia-a-dia, de como deve ser tratada e conservada;
Direcionar a criança a conhecer e praticar ações que diminuam o desperdício de água;
Transmitir bons hábitos de higiene e preservação da saúde;
Incentivar a preservação da água em pequenas ações do dia-a-dia;
Reconhecer que a permanência da existência da água só depende de nós;
Pesquisar em livros e internet sobre a água;
Conhecer onde e como encontra água;
Trabalhar jogos, textos e desenhos a fim de fixar o tema estudado;
Construir maquetes e cartazes.
METODOLOGIA:
Conversa Informal;
Filme
Jogos no computador;
Textos;
Caça-palavras;
Quebra-cabeça;
Digitação de textos;
Cartazes;
Desenhos em sala de aula e no computador;
Historinhas
Pesquisas na internet de imagens e gravuras;
Confecção de maquetes e livros;
Confecção dos slides;
Socialização dos projeto.
CRONOGRAMA:
Atividades
Abril
Maio
Junho
Julho
Conversa informal
x
x
x
x
Pesquisa sobre o tema
x
x


Cartazes
x
x
x

Textos
x
x
x

Historinhas
x
x
x

Filme
x
x
x

Digitação

x


Laboratório de informática
x
x
x

Jogos
x
x


Confecção de slides


x

Confecção de maquetes e livros


x

Ensaio para apresentação da projeto na sala temática


x
x
Arrumação da sala temática



x
Socialização



x
Apresentação



x


REFERÊNCIAS:
Livros de Ciências, Geografia e Português;
Internet;
Revista Nova Escola;
Livros diversos.
ÁREAS AFINS:
Língua Portuguesa (leituras e interpretações de textos);
Matemática (quantidade, tamanho, medida e distância);
Ciências (higiene corporal, seres vivos);
Geografia (mapas e meio ambiente);
Artes (maquetes);
História (Ética e Cidadania).
AVALIAÇÃO:



Será realizada através de:

  • Registros contínuos da observação e desempenho individual e coletivo do aluno nas atividades propostas, verificando os avanços e dificuldades encontradas;

  • Relatório individual e ficha de sondagem diagnóstica, realizada a cada final de bimestre.

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