ESCOLA
MUNICIPAL RUJANE SEVERIANO DOS SANTOS
PROFESSORA:
Edilene Pimentel
TURNO:
VESPERTINO
PROJETO
DE APRENDIZAGEM
TEMA:
ÁGUA
BOA VISTA
– RR
ABRIL DE
2013
Projeto
de Aprendizagem 2013
TEMA:
Água
SUBTEMA:
Água – preservação: uma questão de cidadania!
PROBLEMA:
O que fazer para que a água doce não acabe?
CERTEZAS
PROVISÓRIAS:
O que eles
sabem sobre a água?
Que
não pode sujar água;
Não
pode deixar a torneira ligada;
Que
água vem do rio;
A
água do mar é salgada;
Não
pode beber água suja;
Não
pode deixar água parada;
Que
água é transparente;
Que
sem ela a gente não vive;
Que
ela serve para lavar, cozinhar e beber;
DÚVIDAS
PROVISÓRIAS:
Será
que a água não tem cheiro?
Por
que a água não tem sabor?
Por
que a água não pode ser poluída?
Como
é que a água é poluída?
Como
os animais aquáticos respiram na água?
Como
a água chega nas torneiras de nossas casas?
Por
que a água do mar é salgada?
Será
que água um dia pode acabar?
OBJETIVO
GERAL:
Perceber
a importância da preservação da água para nossas vidas e nossos
futuros dependente, tomar atitudes de cidadania a fim de minimizar as
conseqüências maléficas da poluição da água.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Levar
ao conhecimento da criança de que o homem é capaz de encontrar
soluções para a falta e a despoluição da água na terra;
Sensibilizar
a criança de que ela é participante ativa da existência de água
limpa no planeta terra;
Fazer
com que a criança perceba que a água limpa está se tornando
escassa;
Perceber
o valor da água em nosso dia-a-dia, de como deve ser tratada e
conservada;
Direcionar
a criança a conhecer e praticar ações que diminuam o desperdício
de água;
Transmitir
bons hábitos de higiene e preservação da saúde;
Incentivar
a preservação da água em pequenas ações do dia-a-dia;
Reconhecer
que a permanência da existência da água só depende de nós;
Pesquisar
em livros e internet sobre a água;
Conhecer
onde e como encontra água;
Trabalhar
jogos, textos e desenhos a fim de fixar o tema estudado;
Construir
maquetes e cartazes.
METODOLOGIA:
Conversa
Informal;
Filme
Jogos
no computador;
Textos;
Caça-palavras;
Quebra-cabeça;
Digitação
de textos;
Cartazes;
Desenhos
em sala de aula e no computador;
Historinhas
Pesquisas
na internet de imagens e gravuras;
Confecção
de maquetes e livros;
Confecção
dos slides;
Socialização
dos projeto.
CRONOGRAMA:
Atividades
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Abril
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Maio
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Junho
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Julho
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Conversa informal
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Pesquisa sobre o tema
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Cartazes
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Textos
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Historinhas
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Filme
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Digitação
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Laboratório de informática
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Jogos
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Confecção de slides
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Confecção de maquetes e livros
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Ensaio para apresentação da
projeto na sala temática
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Arrumação da sala temática
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Socialização
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Apresentação
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REFERÊNCIAS:
Livros
de Ciências, Geografia e Português;
Internet;
Revista
Nova Escola;
Livros
diversos.
ÁREAS
AFINS:
Língua
Portuguesa (leituras e interpretações de textos);
Matemática
(quantidade, tamanho, medida e distância);
Ciências
(higiene corporal, seres vivos);
Geografia
(mapas e meio ambiente);
Artes
(maquetes);
História
(Ética e Cidadania).
AVALIAÇÃO:
Será realizada através de:
- Registros contínuos da observação e desempenho individual e coletivo do aluno nas atividades propostas, verificando os avanços e dificuldades encontradas;
- Relatório individual e ficha de sondagem diagnóstica, realizada a cada final de bimestre.
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